Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil

Site da Pastoral Juvenil Diocesana de Santarém.

Diocese de Santarém

Site Oficial da Diocese de Santarém.

Convívios Fraternos - Diocese de Santarém

Tudo sobre o Movimento dos Convívios Fraternos na Diocese de Santarém.

DNPJ

Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

Projecto Fé4Missão

Formação de Jovens para a Missão ad intra.

Firmes na Fé

Encontro Diocesano de Jovens.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Retiro de Jovens do Advento

Trabalho de grupo

Foto de família


A equipa que orientou o retiro

Onde moras? Vem e vê!



Foi este o tema do retiro para jovens de 10º ano da catequese, grupos de crisma e pós-crisma que a Pastoral Juvenil da Diocese de Santarém organizou, em tempo de Advento, entre os dias 9 e 11 de Dezembro na Casa das Irmãs de São José de Cluny.
Na sequência do programa pastoral da diocese procurámos criar a oportunidade para que os 56 jovens que participaram neste retiro se encontrassem com Jesus Cristo tal como aqueles primeiros discípulos em Jo 1, 35-42. Os participantes no retiro vinham das paróquias de Alcobertas, Sagrada Família do Entroncamento, Santarém, Lapa, São Pedro de Tomar, Paialvo e Golegã.
A iniciar o retiro, na sexta-feira à noite, vimos o documentário “A experiência humana” que relata as experiências de dois jovens junto dos sem-abrigo, de crianças abandonadas, de doentes de sida e de lepra. Ao fazer essas experiências aqueles dois jovens – e nós com eles - puderam aprofundar o sentido das suas vidas, a perceber e valorizar o que realmente importa.
A partir da passagem bíblica referida escutámos as conferências do Padre Ricardo Conceição, da irmã Rita e da irmã Paulina. Os temas foram depois meditados nos tempos de silêncio individual, nos trabalhos de grupo e nas conversas a dois.
Celebrámos sempre a eucaristia com as irmãs que nos acolhiam e que tão bem nos trataram, e tivemos o momento culminante da vigília de oração de sábado à noite, onde encontrámos o Senhor Jesus no Santíssimo Sacramento, na Palavra de Deus, no silêncio e no sacramento da Reconciliação.
Para alguns jovens a experiência do silêncio e da oração foi difícil por ser a primeira vez. Mas, no final, aqueles que levaram a sério o retiro perceberam que é nesse silêncio orante com Jesus que O podemos encontrar e olhar para cada um de nós como a Sua morada.

Pastoral Juvenil da Diocese de Santarém