Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil

Site da Pastoral Juvenil Diocesana de Santarém.

Diocese de Santarém

Site Oficial da Diocese de Santarém.

Convívios Fraternos - Diocese de Santarém

Tudo sobre o Movimento dos Convívios Fraternos na Diocese de Santarém.

DNPJ

Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

Projecto Fé4Missão

Formação de Jovens para a Missão ad intra.

Firmes na Fé

Encontro Diocesano de Jovens.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Retiro de Jovens +20



Sob o tema “A Alegria é… uma coisa séria”, decorreu de 18 a 20 de Maio, na casa das Irmãs de S. José de Cluny, em Torres Novas, o retiro destinado a jovens adultos com mais de 20 anos, orientado pelo padre Ricardo Conceição, responsável do Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil de Santarém.
Na experiência do silêncio deste fim-de-semana, surgiu a certeza de que a Alegria é realmente uma “coisa” séria. Sabendo-nos amados por Deus, nós, jovens cristãos católicos, não podemos deixar de nos alegrarmos e de demonstrar os motivos da nossa alegria. No entanto, nem sempre esta é transparecida no nosso rosto ou nas nossas ações. Esta ausência deve-se, não poucas vezes, ao facto de ignorarmos os pequenos sinais de Jesus que nos conduzem à alegria, e que fazem parte da nossa história, da nossa vida. O modo de combater a ausência da alegria passa por encontrar a resposta à questão: Como procuro a minha alegria? Porque é que ela é posta em causa? Urge que dediquemos parte do tempo que o Senhor nos concede à oração, falando-lhe no segredo, de modo íntimo e verdadeiro, sem vergonha, com a coragem de assumir os erros e renunciar-lhes, de modo a redirecionar a nossa vida para o bem maior que é Cristo e a viver a alegria do perdão.
 É na conversa com o Senhor, olhos nos olhos, na experiência de Adoração ao Santíssimo como a que vivemos numa das noites de retiro, que percebemos a necessidade do abandono total à vontade de Deus, na vocação e missão a que somos chamados, sem colocar entraves à ação d`Ele em nós. Trata-se de entregarmos “os nossos pães e os nossos peixes”, ou seja, os nossos dons, ao serviço do Senhor, para que Ele os multiplique e possamos ainda recolher os pedaços (Mt 14, 13-21).
 Somos, pois, convocados a ser testemunhas do Deus que não ilude, que é a Verdade. Que esta certeza nos desinstale das nossas vidas amorfas, nos impulsione a sermos ser confiantes, esperançosos, perseverantes, alegres, mesmo na tribulação, sem receio de sermos apartados do Amor de Deus (Rom 8, 31-39; 2 Cor 6, 1-10).

Joana Jorge

Fátima Jovem 2012




Nos dias 5 e 6 de Maio, jovens de todas as dioceses do país dirigiram-se ao Santuário de Fátima para se alegrarem no Senhor, tema que acompanhou o fim-de-semana. Cerca de quarenta jovens da nossa diocese, marcaram presença nesta peregrinação nacional de jovens.
No Sábado, dia 5, as dioceses reuniram-se, no Santuário, onde se iniciaram as actividades, nomeadamente, momentos de oração mariana na Capelinha das Aparições e concertos para a juventude, na periferia do Santuário. À noite, pudémos rezar o terço com toda a comunidade presente e participar na procissão das velas desse Sábado. Posteriormente, assistimos a uma noite diferente com a presença do músico Rao Kyao, que nos alegrou com a sua flauta transversal. Tivémos ainda a presença dum jovem comediante, de uma jovem voluntária das JMJ Madrid’11 e uma encenação musical. No Domingo, celebrámos a Eucaristia Dominical no recinto do Santuário onde, simbolicamente, nos despedimos de Maria e deste encontro que, por certo, alegrou quem viveu de perto esta comunhão.
Senti este encontro de peregrinação como uma comunhão com Cristo e com os irmãos, podendo destacar, pequenos momentos de oração que fomos tendo, ao longo do fim-de-semana, uns com os outros. Nomeadamente, a oração do terço, uma paragem a meio do dia e na plena “confusão” do Santuário. A oração na Capela do Santíssimo Sacramento, também foi um momento, apesar de curto, com um sabor muito especial e a celebração da Eucaristia, no final da tarde de sábado. Estes momentos de oração mostraram-me um “eu” muito menos individual, o “Tu” de Deus presente na Palavra e um “nós” enquanto Igreja, enquanto irmãos em Cristo. Estar no Santuário e ter mais próxima a presença de Maria a alegrar-se connosco no Senhor, faz-me reconhecer que a alegria vivida em Igreja não é uma alegria enganadora, não é barulhenta, nem ilusória. É, de facto, uma alegria recebida de Deus e com a participação de Deus, é dom, gera uma certeza estável de que é em Deus que há verdade e beleza.
Dêmos graças por termos a alegria como sal da vida cristã, com o exemplo de Maria nas nossas vidas, que saibamos seguir este exemplo de entrega cada vez mais e melhor e que, saibamos alegramo-nos em Cristo.

Liliana Nabais

terça-feira, 5 de junho de 2012

Passo a Passo chegamos à Santidade II


Inscrições Peregrinação a Fátima

Passo a Passo chegamos à Santidade

Chegada a Alcanede a 29 de Junho de 2012 pelas 21.30h ou a 30 de Junho pelas 7.30h no antigo quartel de bombeiros de Alcanede (ARCA).
Partida dia 30 de Junho pelas 8.00h da Igreja paroquial de Alcanede.
Dormida em Alvados no Centro Paroquial.
Dia 1 de Julho, percurso de Alvados - Fátima e Missa na Igreja do Seminário da Consolata às 16.30h.
As inscrições são obrigatórias e feitas online por preenchimento do formulário ao fundo desta página, até dia 24 de Junho inclusivé.
Trazer: Água e protector solar Saco-cama e colchão roupa e calçado adequado Caderno e Bíblia Material de escrita e comida para partilhar (pequeno almoço de Sábado). Custo da Inscrição: 15€ (Guião, refeições e alojamento)