segunda-feira, 26 de julho de 2010

Retido Pascal em Torres Novas

“ Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?” (Mc 10, 17)
De 8 a 11 de Abril estiveram reunidos em Torres Novas, na casa das Irmãs de S. José de Cluny, elementos do Movimento dos Convívios Fraternos da Diocese de Santarém. O movimento tem como principal missão o primeiro anúncio de Cristo aos jovens, realizando-se habitualmente dois Convívios por ano: um a seguir ao Natal e outro na altura da Páscoa.
Estava previsto no Programa Diocesano de Pastoral que durante estes dias se realizaria o Convívio Fraterno. No entanto, devido ao reduzido número de novos inscritos tal não foi possível. Por decisão dos coordenadores do movimento na diocese, Jorge Messias e António do Canto, bem como do assistente espiritual, Pe. Ricardo Conceição, optou-se por aproveitar a disponibilidade dos Convivas envolvidos para realizar um Retiro Pascal. Neste retiro com momentos de silêncio, partilha, reflexão e catequese, questionaram-se o porquê da falta de inscrições, o sentido de disponibilidade dos convivas para o movimento e o enquadramento do movimento na Igreja.
A Parábola do Jovem rico (Mc 10, 17-22) foi o mote do nosso ponderar acerca da disponibilidade em seguir a Cristo e a repensar qual o projecto de vida que Ele tem para cada um de nós, individualmente e em comunhão com a Igreja. Como ajuda à reflexão da parábola abordámos a Mensagem do Papa Bento XVI dirigida aos jovens, por ocasião da XXV Jornada Mundial da Juventude, comemorada este ano; e em que somos chamados a expressar um sim confiante ao convite que Jesus nos faz: “Vem e segue-Me!”
A certeza que saiu do Retiro foi que queremos realmente dar esse sim sincero, verdadeiro à Igreja e a Cristo, anunciando-O a cada dia, para que mais jovens sintam a necessidade de dizer este sim, sem medos e sem máscaras.

Pelos Convívios Fraternos
Joana Jorge, Sara Marques, Madalena Gonçalves

0 comentários:

Enviar um comentário