terça-feira, 5 de outubro de 2010

Santarém: Jovens precisam de uma perspectiva de vida

Passagem da Cruz das Jornadas Mundiais ajudou a dinamizar pastoral juvenil da diocese

Para a diocese de Santarém, a experiência de acolhimento à Cruz das Jornadas emprestou maior dinamismo à vida da comunidade, numa altura tradicionalmente marcada pela época de férias. A recepção ao símbolo foi feita em conjunto com a diocese de Leiria-Fátima e ao todo congregou cerca de 60 jovens.
“É importante que se consiga dar-lhes uma perspectiva de vida. Os jovens andam à procura, muitas vezes nem sabem do quê, e uma das coisas que a fé cristã dá é um sentido para a vida, a orientação do amor, como dizia João Paulo II”, refere o padre Ricardo Conceição, director do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Santarém (SDPJS).
Os diversos momentos celebrativos, à volta da Cruz, foram feitos no Santuário de Fátima. O sacerdote destaca a vigília de oração na basílica, onde os jovens puderam ter “um momento mais íntimo, mais profundo de oração”.
O próximo passo, a preparação para a Jornada Mundial da Juventude, no próximo ano em Madrid, vai ser um desafio difícil para a diocese de Santarém, principalmente em termos logísticos e de divulgação.
“Ainda estamos numa fase de sensibilização, sobretudo através do nosso blog, na internet. Temos falado aos jovens para eles se organizarem, para angariarem fundos para poderem suportar os custos da estadia” declara o director do SDPJS.
Por causa dos custos, “e também porque não é fácil os jovens disponibilizarem mais tempo”, a diocese de Santarém não vai participar na fase das pré-jornadas.
Para substituir essa etapa, que seria muito importante em termos da preparação, vão ser promovidos um conjunto de encontros, ao longo dos próximos meses, onde se irão debater “aspectos mais práticos, como os preços, a deslocação e a estadia”. Ao mesmo tempo, grande parte desses encontros terão “uma componente catequética muito forte”, revela o padre Ricardo Conceição.
A transmissão de informação é mesmo a maior dificuldade com que se debate a diocese, em termos de pastoral juvenil. O sacerdote, que está à frente do serviço há cerca de um ano, considera que a mensagem, muitas vezes, não chega aos jovens.
Consciente do problema, o bispo de Santarém, D. Manuel Domingues, resolveu atribuir-lhe o departamento da pastoral juvenil e vocacional, em exclusivo, sem paróquias.
O padre Ricardo Conceição encara esta medida como “um desafio muito grande” e espera contribuir para que os jovens tenham “a possibilidade de fazer uma descoberta de Jesus Cristo, para que depois também assumam a missão de evangelizar os outros”.

Fonte: Agência Ecclesia

1 comentários:

Gosto deste novo ar, tem um toque de frescura :)

Enviar um comentário