sexta-feira, 15 de junho de 2012

Retiro de Jovens +20



Sob o tema “A Alegria é… uma coisa séria”, decorreu de 18 a 20 de Maio, na casa das Irmãs de S. José de Cluny, em Torres Novas, o retiro destinado a jovens adultos com mais de 20 anos, orientado pelo padre Ricardo Conceição, responsável do Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil de Santarém.
Na experiência do silêncio deste fim-de-semana, surgiu a certeza de que a Alegria é realmente uma “coisa” séria. Sabendo-nos amados por Deus, nós, jovens cristãos católicos, não podemos deixar de nos alegrarmos e de demonstrar os motivos da nossa alegria. No entanto, nem sempre esta é transparecida no nosso rosto ou nas nossas ações. Esta ausência deve-se, não poucas vezes, ao facto de ignorarmos os pequenos sinais de Jesus que nos conduzem à alegria, e que fazem parte da nossa história, da nossa vida. O modo de combater a ausência da alegria passa por encontrar a resposta à questão: Como procuro a minha alegria? Porque é que ela é posta em causa? Urge que dediquemos parte do tempo que o Senhor nos concede à oração, falando-lhe no segredo, de modo íntimo e verdadeiro, sem vergonha, com a coragem de assumir os erros e renunciar-lhes, de modo a redirecionar a nossa vida para o bem maior que é Cristo e a viver a alegria do perdão.
 É na conversa com o Senhor, olhos nos olhos, na experiência de Adoração ao Santíssimo como a que vivemos numa das noites de retiro, que percebemos a necessidade do abandono total à vontade de Deus, na vocação e missão a que somos chamados, sem colocar entraves à ação d`Ele em nós. Trata-se de entregarmos “os nossos pães e os nossos peixes”, ou seja, os nossos dons, ao serviço do Senhor, para que Ele os multiplique e possamos ainda recolher os pedaços (Mt 14, 13-21).
 Somos, pois, convocados a ser testemunhas do Deus que não ilude, que é a Verdade. Que esta certeza nos desinstale das nossas vidas amorfas, nos impulsione a sermos ser confiantes, esperançosos, perseverantes, alegres, mesmo na tribulação, sem receio de sermos apartados do Amor de Deus (Rom 8, 31-39; 2 Cor 6, 1-10).

Joana Jorge

0 comentários:

Enviar um comentário