segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude em Fátima

“Meus queridos jovens, ao concluir este Ano Santo, confio-vos o símbolo deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levai-a pelo mundo fora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciai a todos que só na morte e ressurreição de Cristo é que poderemos encontrar salvação e redenção” (João Paulo II, Roma, 22 Abril 1984). Foram estas as palavras do Santo Padre, quando confiou a Cruz Peregrina aos jovens de todo o mundo, representados pelos jovens do Centro Juvenil de São Lourenço, em Roma. No Ano Santo da Redenção (1983-1984), o Papa João Paulo II, sentiu que devia existir um símbolo da nossa fé, próximo do altar principal da Basílica de São Pedro, um símbolo que pudesse ser visto por todos. Desta forma, mandou edificar uma grande Cruz de madeira, com 3,8 metros de altura, que foi colocada nesse local, conforme desejava.


Em 1984, começou, então, a peregrinação desta Cruz, por todo o mundo. A Cruz irá acompanhar os jovens durante as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, que se irão realizar de 16 a 21 de Agosto de 2011, em Madrid. A peregrinação da Cruz das JMJ e do ícone que a acompanha, chegou a Portugal, no dia 8 de Agosto, tendo percorrido as várias dioceses do país.

As dioceses de Santarém e Leiria/Fátima deslocaram-se a Faro, para receber pelas mãos dos jovens algarvios a Cruz e pudemos acolhê-la no Santuário de Fátima, nos dias 14 e 15 de Agosto. Na noite do dia 14, iniciámos uma procissão com a Cruz até à Capelinha das Aparições, onde rezámos o Rosário, levámos a Cruz em peregrinação até ao Altar do Recinto, cantámos o cântico “Akathistos” e celebrámos uma Vigília de Adoração, na Basílica. Nesta Vigília escutámos um pouco da história deste símbolo e quais os sítios onde já pôde ser contemplado, escutámos o Evangelho e preenchemos disposições de espírito, com os nossos propósitos para as Jornadas Mundiais da Juventude, ao som das violas e das vozes dos jovens de Leiria/Fátima. Na manhã do dia 15, rezámos o Rosário, na Capelinha das Aparições, carregámos a Cruz até ao Altar do Recinto, celebrámos a Eucaristia e entregámos a Cruz aos jovens de Coimbra.

Esta oportunidade de ter estado junto à Cruz, de a ter tocado, de a ter carregado, foi uma verdadeira graça de Deus. Nos momentos que nos proporcionaram apercebi-me do sentido de “Ama a tua cruz e segue-Me!”, percebi que é pelo que esta frase arrasta consigo que eu acredito! Para amar, para estar disponível para servir, para me entregar, para O seguir! Talvez muitos se interroguem, como é possível dois pedaços de madeira moverem tantos jovens ao seu encontro e terem tanta influência nas suas vidas. É possível. Nesta Cruz, pude ver a presença e o amor do Pai e na genuflexão à Cruz, apercebi-me da minha pequenez perante tamanha entrega. Pessoalmente, a Vigília de Adoração foi o momento mais especial, devido à intimidade com a Cruz e com os outros jovens, pude reflectir na mensagem que nos foi transmitida e tentar adequá-la à minha vida e à minha relação com Cristo. Apercebi-me de que não vale a pena redimir-me de como agi, resta-me carregar a minha cruz e não baixar os braços, fazer mais e melhor e “pôr tudo aquilo que sou no que faço” e, ainda que, às vezes me pareça incompleto, foi o que tinha para dar e fi-lo com amor. Sinto que este fim-de-semana foi mais um passo no sentido de Deus, onde me pude encontrar com Ele, uma vez que houve um espaço que me abriu a porta da vida interior e me foi dada a liberdade de poder ver mais longe que o meu olhar, de poder escutar para além do que oiço. Neste espaço pude aprofundar o amor, dar tempo à escuta da Palavra e foi possível, numa total confiança, o abandono e a entrega. Mais uma vez, tive a certeza que a minha vida passa por ter Cristo como fonte, centro e meta, e passa por dizer “sim” a cada novo dia.

Liliana Matos Nabais

Diocese de Santarém

1 comentários:

Deixem-me deixar um video que encontrei numa partilha do Fórum CJ (www.cristojovem.com)

http://www.youtube.com/watch?v=9LkZ9QFIVzc&feature=player_embedded#!

Enviar um comentário