quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A primeira semana de Missão

De 26 de Julho a 1 de Agosto o grupo Fé4Missão esteve em São Vicente do Paúl, Casével e Vaqueiros para a sua primeira semana de missão com o lema "Aspirai às coisas do Alto" (Col 3,2). 
Cerca de 20 jovens de várias paróquias da Diocese abraçaram este desafio para o qual já se vinham a preparar desde Janeiro com encontros mensais, sob a orientação do Pe Ricardo Conceição, responsável da Pastoral Juvenil da nossa Diocese.
O pároco Pe Ricardo Madeira acolheu com alegria a presença do grupo nas suas paróquias e esteve sempre presente nas actividades.
A segunda-feira foi o dia da chegada, da instalação e de preparar o necessário para as actividades.  
Na terça-feira, dia 27, este grupo teve a oportunidade de visitar o centro de dia de Vale Figueira, onde esteve o dia todo com os utentes, culminando a actividade com a celebração da eucaristia. À noite realizou-se um encontro com jovens das paróquias que nos receberam.
Na quarta-feira foi a vez de as crianças participarem de forma dinâmica e com muita alegria num jogo elaborado a partir das parábolas do Evangelho. À noite o grupo iniciou a animação nos cafés da zona com cânticos e desafios às pessoas para participarem nas actividades da semana e pensar um pouco nas suas aspirações e no lugar de Deus nas suas vidas.
Quinta-feira foi um dia para oração e meditação e algum descanso do grupo. O dia começou com uma peregrinação à ermida de Nossa Senhora dos Remédios onde celebrou eucaristia. Seguiu-se o almoço e a tarde de visita à Quinta Nova que proporcionou um acolhimento fantástico.
 Na sexta-feira o desafio era o contacto com as pessoas no porta-a-porta e à noite um tempo de animação jovem com música e boa disposição. Contámos com a visita no nosso Bispo, D. Manuel Pelino, que dirigiu ao grupo palavras de incentivo para toda a actividade.
No sábado o desafio continuou a ser o do contacto directo com as pessoas lançando o repto de "aspirar às coisas do alto". À tarde o grupo participou na missa e procissão da festa de Vaqueiros. À noite realizou-se uma vigília de oração em Casével que convidava os participantes a tomar consciência da dureza dos seus corações e a realizar as obras da luz para assim serem sal da terra e luz do mundo.
No domingo o grupo participou em todas as missas do Pe. Ricardo Madeira e alguns dos elementos do grupo deixaram o seu testemunho acerca desta semana de missão.
Esta semana foi um verdadeiro tempo de graça e bênção. O grupo Fé4Missão experimentou as dificuldades da nossa realidade eclesial em fazer missão mas, por outro lado, são essas mesmas dificuldades que tornam mais urgente o desafio de levar Cristo aos outros, sabendo que só com Ele aspiraremos realmente às coisas do Alto.
O grupo Fé4Missão deixa um agradecimento muito especial ao Pe Ricardo Madeira, ao Pe Luciano, à D. Maria José e ao Lucílio Galvão pela grande generosidade que tiveram para com o grupo. Também agradecemos ao sr. Abílio da Quinta Nova, à direcção e às técnicas do Centro de Dia de Vale Figueira e aos nossos amigos músicos Luis Galvão, João Videira e Pedro Madeira que mais uma vez nos animaram com a sua alegria e disponibilidade para o serviço à Igreja de Deus.  
A todos aqueles que nos acolheram e nos acompanharam com as suas orações, presença e ajuda um grande obrigado com a bênção de Deus.

0 comentários:

Enviar um comentário