quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Passo a Passo chegamos à Santidade


A terceira peregrinação " PASSO A PASSO CHAGAMOS À SANTIDADE" que coincidiu com as celebrações do Santuário de Fátima de 13 de Outubro, terminou mais uma vez com grande sucesso na capela dos Missionários da Consolata.
A peregrinação teve inicio no dia 13 de manhã, com os peregrinos a atravessarem a Serra de Candeeiros. O caminho,pela sua beleza e segurança, foi escolhido pela terceira vez mas no entanto foram os "companheiros de viagem" que deram o mote de novidade a cada passo. O Santo Inacio de Loyola e a Santa Teresa Benedita da Cruz foram os padroeiros e intercessores, juntamente com Maria, desta caminhada que primou pelo silêncio, recolhimento e reflexão.
A união do grupo foi crescendo à medida que as subidas foram sendo mais frequentes, e os pequenos gestos de cada um acabaram por ajudar na reflexão em cada passo, como que pequenos sinais.
No sábado à noite, apesar do dia longo de caminhada, houve forças, entusiasmo e disponibilidade interior para participar numa vigília de oração que acabou por se prolongar por quase duas horas. A reflexão sobre os testemunhos de santidade que encontramos no dia a dia, fez perceber a importância de permanecer num sim convicto e verdadeiro à vocação a que Deus nos chama. 
Só a oração, a perseverança e a permanente luta contra "ser um peso para o meu irmão" e a favor do "ser uma ajuda para o meu irmão" no seu caminho da santidade, distinguindo o que é simplesmente para alimentar o meu ego ou pelo contrario, uma verdadeira necessidade do meu irmão para crescer na Fé, pode ajudar-nos a caminhar também na direção certa: Jesus. 
No domingo, os 20 jovens mantiveram-se firmes na caminhada orante apesar da chuva que os acompanhou durante metade da manhã. 
O Santuário de Fátima foi local ideal para a oração coletiva do terço, onde ainda houve tempo para os peregrinos poderem celebrar o sacramento da reconciliação e participarem em momentos de adoração eucarística com outros peregrinos.
A peregrinação terminou com Eucaristia presidida pelo Padre Ricardo Conceição onde, juntamente com alguns familiares que compareceram, os peregrinos partilharam pequenos símbolos que foram sinais de Deus ao longo do caminho e que lhes permitirá recordar que Jesus continua a fazer o convite "Segue-Me!", e que a aceitação incondicional deste convite é o verdadeiro caminho para a felicidade.

Gil Cardoso

0 comentários:

Enviar um comentário