terça-feira, 6 de agosto de 2013

Testemunho Fé4Missão 2013


“Ide e fazei discípulos” este foi o lema que orientou os jovens missionários do projeto Fé4Missão que de 22 a 28 de julho marcaram presença nas paróquias da Junceira e de Olalhas, na vigararia de Tomar.
Durante uma semana o Pe. Andrej acolheu na casa paroquial da Junceira uma média diária de 30 jovens de um total de 45 inscritos vindos dos mais diversos locais da nossa diocese: Almeirim, Cartaxo, Entroncamento, Golegã, Santarém e Tomar que, sob a orientação do Pe. Ricardo Conceição do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, levaram a alegria de ser de Cristo aos outros.
Os dias começaram bem cedo ao som do relógio da igreja e depois do pequeno-almoço o grupo reunia-se na capela improvisada para a oração da manhã preparada por jovens que não puderam estar presentes nesta semana missionária. Durante o resto da manhã prepararam-se as atividades a desenvolver pela tarde: peddy paper com as crianças; visita ao Lar de S. Mateus e Centro de Assistência Social de Olalhas; cânticos para as Eucaristias; momentos de oração em comunidade e a atividade mais desafiante de todas: o porta-a-porta.
Se o espírito foi sendo alimentado pela oração, pelo convívio e pelas palavras do Pe Ricardo, o corpo foi alimentado pelos pais Nabais – Anabela e Rui – que chefiaram a equipa da cozinha sempre com um sorriso no rosto, confecionando saborosas refeições com os bens trazidos pelos jovens missionários das suas comunidades.
Esta jornada ficou ainda marcada pela presença do Senhor Bispo na sexta-feira que sorridente cumprimentou todos os jovens e quis saber como corria a missão.
No domingo, em ambas as comunidades a Eucaristia foi celebrada pelo Pe Paulo Marques que testemunhou o amor com que estes jovens se dedicaram à missão que lhes foi confiada e que os incentivou serem sempre verdadeiros discípulos de Cristo.

No final de mais uma semana missionária estes jovens espalharam a alegria de ser cristão pelas comunidades das paróquias da Junceira e de Olalhas e estas comunidades ficaram certamente mais enriquecidas.

Ana Monteiro

0 comentários:

Enviar um comentário